quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Chamada de Trabalhos para LSA 2008 (Montreal) e relato sobre a LSA-RCSL/ISA, havido em 2007.

Já está no ar, no site da Law and Society Association (LSA), a chamada de trabalhos para o encontro de 2008. Como no ano de 2007, o encontro será uma reunião conjunta. A LSA é uma associação muito enraizada na comunidade jurídica dos EUA. Um dos objetivos atuais de seu conjunto de diregentes é internacionalizá-la mais. Para tanto, a reunião ocorrida nesta ano, na cidade de Berlim, foi uma oportunidade excelente. O próximo encontro, em Montreal, possui o mesmo potencial.

Sobre o evento de 2007 (Berlim).
Além da LSA, existe o comitê de pesquisa de sociologia do direito ("Research Comittee in Sociology of Law") da Associação Internacional de Sociologia ("International Sociology Association", ISA). Foi em conjunto com este comitê e com o apoio das associações alemães que foi produzido o maior encontro da história da LSA. Ele foi verdadeiramente internacional. O preseidente de então, Ronald Pipkin, saudou a participação do maior número de inscrições por parte de brasileiros já havida. Foram 67 inscrições. O mesmo fenômeno se repetiu por parte de outros países. Portugal teve uma participação recorde, também, bem como acorreram vários pesquisadores do Japão e de países do Sudeste asiático.

Os temas foram muito variados. Ocorreram grupos de trabalhos em quase todas as áreas da interação entre Sociologia e Direito. Todos eram marcadamente internacionais, juntando pesquisadores de países diversos sob temáticas similares. Um dos destaques foi a forte presença das IRC ("International Resarch Collaboration") e das CRN ("Collaborative Research Networks"), que agregaram grande quantidade de participantes. Existem dois modos de se agregar ao evento. O primeiro é se integrar a uma das várias redes de pesquisa em andamento. Elas tendem a estruturar uma programação ao longo dos vários dias do evento, com um recorte de sub-temas alinhados com os seus temas gerais. O segundo modo é encaminhar o trabalho de forma autônoma. A organização do evento tende a integrar o trabalho para grupos organizados por afinidade.

A infra-estrutura disponibilizada para o evento foi adequada. Tanto a Humbolt Universität, quanto a cidade de Berlim, mostraram-se capazes de receber com conforto o aporte de pesquisadores em um evento do gênero. A localização privilegiada da instituição, no coração histórico da cidade, foi um capítulo à parte. A Faculdade de Direito, fica em frente à praça onde ocorreu a célebre queima dos livros pelos nazistas (foto). Ainda, o seu prédio era a Biblioteca do Reich. Ela está situada a poucos metros da ilha dos museus, onde está o Pergamon, dentre outras preciosidades. O crescimento do evento teve um custo. Ele obrigou uma agenda de atividades enorme. Assim, a tarefa de acompanhar uma rede era exaustiva. Se houvesse interesse por temas paralelos, ficava mais cansativo, ainda. Mas o saldo foi um evento aberto e interessante. O programa final do evento ainda pode ser acessado: www.lsa-berlin.org/dokumente/berlin2007-final-programm.pdf. Os trabalhos apresentados podem ser acessados: www.lsa-berlin.org/conference-papers/all-papers

Sobre o futuro evento (Montreal, 29 maio à 01 jun. 2008).

A tendência é que o próximo evento siga a lógica de aprofundar a internacionalização da associação. Ela será realizado como uma "joint meeting", novamente, cuja co-organização recairá para a associação de direito e sociedade do Canadá ("Canadian Law and Society Association"). É esperado que haja um grande contingente de pesquisadores no evento. As regras para participação já estão disponíveis no seguinte endereço: http://www.lawandsociety.org/ann_mtg/am08/call.htm

Outras atividades ocorrerão no ano de 2008, como a reunião anual do comitê de sociologia do direito (RCSL) da Associação Internacional de Sociologia (ISA), em Milão. Dados sobre este evento podem ser acessado no site do comitê.

Nenhum comentário: