segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Semana importante para o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito!

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD) receberá a visita de uma comissão, enviada pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), para avaliar a viabilidade do projeto de abertura de um doutorado. A comissão tem na sua composição dois experientes pesquisadores do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). A primeira é a Profa. Dra. Yvonne Maggie, professora titular de Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, da UFRJ. O segundo é o Prof. Daniel Joseph Hogan, professor titular de Demografia e pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Unicamp. A programação da visita está à disposição da comunidade acadêmico, no sítio eletrônico do PPGSD-UFF.

O Núcleo de Pesquisas sobre Práticas e Instituições Jurídicas (NUPIJ) vai colaborar com a participação dos docentes e pesquisadores vinculados neste esforço para que a UFF, finalmente, possa a UFF oferecer o nível de doutorado em Sociologia e Direito.

Uma consideração específica diz respeito à importância do Programa no contexto das duas áreas. É claro que a produção do PPGSD-UFF é relevante para a área de Sociologia no Estado do Rio de Janeiro. Ele é uma oportunidade única para que alguém da área de ciência sociais tome contato com juristas, na condição de docentes. Dificilmente um graduado em Sociologia seria aceito em um dos tradicionais programas da área jurídica, para produzir um trabalho de interface.

Mas no campo do Direito, o contraste é evidente. Ele é vital para o bom desenvolvimento da área de Direito pelo tipo de formação diferenciada que oferece. Atualmente, é o programa que mais produziu dissertações realmente lastreadas em pesquisas empíricas, o que o diferencia significativamente da tradicional resenha literária que impera entre as teses jurídicas. A oportunidade de ter contato direto e orientação por pesquisadores da área de Sociologia é o diferencial para a produção de trabalhos relevantes ao avanço do estado da teoria em Direito. Atualmente, a ausência do nível doutoral atrapalha o desenvolvimento de diversos projetos de cooperação internacional. O requisito para tanto é que a instituição oferece tal nível de formação.

Após estas considerações, só cabe desejar que o trabalho desenvolvido por todos os docentes integrados ao Programa, bem como pelos demais pesquisadores (bolsistas, egressos e mestrandos), seja reconhecido. Boa sorte para a Coordenação, representada pelo Prof. Marcelo Pereira de Mello e pelo Prof. Marcelo Carvalho Rosa.

Nenhum comentário: