sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Encerramento do Colóquio Brasil-França!

Após três semanas de intensas atividades, foi realizado o encerramento do Colóquio Brasil-França sobre Direito, Cidadania e Identidade, no salão nobre da Faculdade de Direito da UFF. A última atividade acadêmica foi a realização de uma mesa de debates sobre o documentário "Vocação do poder" (2005, Eduardo Escorel & José Joffily, 110'). Ela foi dirigida por Roberto Fragale Filho, contando com a participação de Philippe Rigoulot (Université de Montpellier I), Renan Aguiar (conselheiro, OAB-RJ) e Ronaldo Lobão (Direito Público, FD-UFF). Na foto ao lado: da esquerda para direita. O debate contou com a presença, ainda, de Michel Miaille. Este foi o terceiro debate sobre documentários. Este tipo de atividade foi realizado ao longo do Colóquio e demonstrou-se como bastante enriquecedora. O primeiro documentário foi "Justiça" (2004, Maria Augusta Ramos, 100'). Ele recebeu comentários de Eric Soriano (Université de Montpellier III), com direção dos trabalhos de Joaquim Leonel Alvim. O plano inicial era exibir "10ème chambre: instantes d'audience" (2003, Raymond Depardon, 105'). Entretanto, a versão disponível não possuía nenhum tipo legendas (nem em francês!). Isto inviabilizaria a compreensão pelos discentes. Desta forma, a opção foi trabalhar o filme brasileiro. Obviamente, a obra geral de Depardon é interessante para fomentar um debate sobre o filme de Maria Augusta Ramos. O diretor francês possui dois outros filmes sobre o sistema de justiça francês: "Délits flagrants" (1994, 105') e "Faits divers"(1982, 108'). O primeiro acompanha detidos em um comissariado de polícia, antes que eles entrem em contato com seus advogados. O segundo documentário enfoca o trabalho policial, marcado pelo seu cotidiano em lidar com a violência.

O segundo documentário exibido foi "Passaporte húngaro". (2003, Sandra Kogut, 71'). Ele teve comentários de Michel Mialle. A sessão foi dirigida por Roberto Fragale Filho. O filme retrata a temática da emissão de passaportes, acompanhada de uma análise acerca da separação familiar efetivada pela dificuldade de lidar com questões de nacionalidade. Obviamente, o filme retrata questões que foram centrais ao longo dos quatro anos de convênio entre a UFF e a Université de Montpellier I, como os limites jurídicos de conceitos como cidadania e identidade no mundo contemporâneo.

Palavras finais e relançamento de livro.

Após a exibição do último filme e do debate que o seguiu, foi realizado um intervalo para uma rápida confraternização, acompanhada do relançamento do livro "Aventura política positivista: um projeto republicano de tutela" (FRAGALE FILHO, Roberto. São Paulo: LTr, 1998). Mas antes da distribuição dos livros e da festa, Michel Miaille realizou um balanço das atividades dos quatro anos de convênio com a UFF. Vale ressaltar que a Université de Montpellier I já teve, anteriormente, acordos semelhantes com a Universidade de São Paulo (USP) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). O coordenador francês do acordo ponderou que, neste último período, ficou clara a continuidade da relação acadêmica entre os seus dois antigos doutorandos (Roberto Fragale Filho e Joaquim Leonel Alvim). Mas que esta continuidade foi marcada por uma mudança significativa porque a relação foi alterada para um relacionamento entre colegas, não mais entre professor e aluno. Ainda, que ele lamenta que os franceses não tenham conseguido fazer um investimento significativo no domínio do português, que teria auxiliado sobremaneira a realização das pesquisas. É digno de nota que Miaille tem um bom domínio da língua portuguesa, como atestado pelos diversos alunos que freqüentaram o seu curso de extensão. O coordenador brasileiro, Fragale Filho, agradeceu a reflexão de Miaille, bem como o esforço de diversos colegas do NUPIJ-UFF que foram fundamentais para a realização das atividades.

Nos próximos dias, serão incluídas informações sobre quais discentes receberão certificados relativos aos cursos de extensão e ao evento. Confira neste blog!

Nenhum comentário: