domingo, 9 de setembro de 2007

23rd World Congress of Philosophy of Law and Social Philosophy (Krakow 2007)

O vigésimo terceiro congresso do IVR ("Internationale Vereinigung für Rechts und Sozialphilosophie"), associação internacional fundada em 1909 foi realizado no período de 01 à 06 de agosto de 2007 na Cracóvia (Polônia). Esta edição do Congresso teve uma expressiva participação de brasileiros. As atividades foram atendidas por vários colegas como Alexandre da Maia (UFPE), Ronaldo Porto Macedo (USP, FGV-SP), Marcos Paulo Veríssimo (FGV-SP), Noel Strüchiner (UFRJ), Juliana Neueschawander Magalhães (UFRJ), Leonel Pessoa (UNINOVE, SP), Miracy Gustin (UFMG), Florian Hoffmann (PUC-Rio), Raquel Herdy (PUC-Rio), Fernando Leal (FGV-Rio), Vicente Barreto (UERJ), dentre outros. As atividades se dividiram em diversos grupos de trabaho e sessões especiais. O NUPIJ-UFF esteve presente com Alexandre Veronese, que apresentou trabalho sobre o estado da pesquisa empírica no âmbito das atividades de pós-graduação em direito no estado do Rio de Janeiro. A referida sessão do grupo de trabalho teve a seguinte programação:




Os resumos estão publicados nos anais do Congresso, que podem ser acessados pela página do mesmo. (Página do 23rd Congresso: http://www.law.uj.edu.pl/ivr2007/). A colega Miaofen Chen (Taiwan) encaminhou foto (tirada por Leonel Pêssoa, UNINOVE) daqueles que atenderam o grupo de trabalho 1B:

Sempre da esquerda para direita. Parte superior: Loli (U. Granada, ES) e José Maria Martinez (U. Pablo de de Olavide, ES). Parte intermediária: Alexandre Veronese (U. Federal Fluminense, BR), Miaofen Chen (National Taiwan U., TW), Rafael Rodriguez (U. Pablo de Olavide, ES). Parte inferior: Miracy Gustin (U. Federal de Minas Gerais, BR). O trabalho de Alexandre Veronese (PPT convertido para PDF, em inglês) está disponível para ser enviado para quem o solicitar. Basta enviar um e-mail!

Sobre o evento, em geral.

O evento teve diversas atividades de enorme relevo. Um exemplo foi a conferência de abertura, oferecida por Fred Schauer (Harvard). Sua fala foi marcada pela tentativa de localizar um conceito operacional de direito para os debates acerca da decisão. O ponto final foi que um conceito contemporâneo de direito requer integração com acervos teóricos de outras ciências, em especial da Sociologia. A agenda de pesquisa de Schauer vem tendo boa acolhida no Brasil. Noel Strüchiner, professor da FND-UFRJ, estudou com ele nos Estados Unidos e trouxe-o para um memorável seminário realizado em 2005 no IBMEC-Rio (Fac. Direito Evandro Lins e Silva). Um interessante comentário sobre a palestra de Schauer pode ser acessado em http://lsolum.typepad.com/legaltheory/2007/08/ivrin-krakow-fr.html. O novo presidente do IVR é Neil MacCormick, pesquisador da Law School da Edinburgh University (http://www.law.ed.ac.uk/), Escócia, que recentemente teve a sua clássica obra "Argumentação Jurídica e Teoria do Direito" traduzida para o português pela Martins Fontes (2006). Página do IVR: http://www.cirfid.unibo.it/ivr/

Nenhum comentário: