.jpg)
.jpg)
Este é um espaço de divulgação das atividades do Núcleo de Pesquisas sobre Práticas e Instituições Jurídicas!
O quadro fixado por ele é bastante enriquecedor para se pensar o dilema imposto às faculdades de direito dos mais diversos países. Dentre eles, é possível pensar no caso brasileiro. Obviamente, a certificação em direito (bacharelado) é relevante, se pensada em termos de condição de acesso para determinadas funções (requisito para determinados cargos públicos ou para a advocacia). É questão de acesso a um determinado mercado de trabalho protegido. Mas o ponto central é dimensionar onde é produzido o conhecimento institucional capaz de colaborar com o desenvolvimento social e econômico. Neste sentido, o exemplo fornecido por Miaille sobre o desconhecimento acerca da reforma universitária francesa pelos docentes de direito é esclarecedor. O rísco é que as faculdades tenham se tornado apenas espaços de reprodução de um conhecimento estéril em termos de compreensão do complexo mundo social. Se não há compreensão, diminiu-se a capacidade de intervenção. Como a demanda por explicações sociais continua em curso, este conhecimento é produzido em outros locais, como nas instituições da área de ciências sociais (sociologia, antropologia e ciência política), bem como nos institutos de economia. Foi um bom início para uma semana que será repleta de atividades. Confira a programação e novas informações neste blog!
Os resumos estão publicados nos anais do Congresso, que podem ser acessados pela página do mesmo. (Página do 23rd Congresso: http://www.law.uj.edu.pl/ivr2007/). A colega Miaofen Chen (Taiwan) encaminhou foto (tirada por Leonel Pêssoa, UNINOVE) daqueles que atenderam o grupo de trabalho 1B:
Sempre da esquerda para direita. Parte superior: Loli (U. Granada, ES) e José Maria Martinez (U. Pablo de de Olavide, ES). Parte intermediária: Alexandre Veronese (U. Federal Fluminense, BR), Miaofen Chen (National Taiwan U., TW), Rafael Rodriguez (U. Pablo de Olavide, ES). Parte inferior: Miracy Gustin (U. Federal de Minas Gerais, BR). O trabalho de Alexandre Veronese (PPT convertido para PDF, em inglês) está disponível para ser enviado para quem o solicitar. Basta enviar um e-mail!
Sobre o evento, em geral.
O evento teve diversas atividades de enorme relevo. Um exemplo foi a conferência de abertura, oferecida por Fred Schauer (Harvard). Sua fala foi marcada pela tentativa de localizar um conceito operacional de direito para os debates acerca da decisão. O ponto final foi que um conceito contemporâneo de direito requer integração com acervos teóricos de outras ciências, em especial da Sociologia. A agenda de pesquisa de Schauer vem tendo boa acolhida no Brasil. Noel Strüchiner, professor da FND-UFRJ, estudou com ele nos Estados Unidos e trouxe-o para um memorável seminário realizado em 2005 no IBMEC-Rio (Fac. Direito Evandro Lins e Silva). Um interessante comentário sobre a palestra de Schauer pode ser acessado em http://lsolum.typepad.com/legaltheory/2007/08/ivrin-krakow-fr.html. O novo presidente do IVR é Neil MacCormick, pesquisador da Law School da Edinburgh University (http://www.law.ed.ac.uk/), Escócia, que recentemente teve a sua clássica obra "Argumentação Jurídica e Teoria do Direito" traduzida para o português pela Martins Fontes (2006). Página do IVR: http://www.cirfid.unibo.it/ivr/